Survival Minutes 07: Orientação
Vídeo / Texto 07: Orientação
Orientar-se significa achar e determinar os pontos cardeias na Rosa dos Ventos em relação à nossa posição no centro do círculo do horizonte, para então, nos movermos a partir de tal referência.
Para nos orientar podemos usar os indícios presentes na natureza, como o Sol que nasce sempre no leste e se põe no Oeste. (Figura a) e as constelações como o Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul) e a Estrela Polar (no hemisfério Norte) (Figura b).
A Rosa dos Ventos é um mostrador circular que indica graficamente os pontos cardeais, tbm chamados Norte, Sul, Leste e Oeste. (Figura c).
A bússola é um aparelho usado para orientação e navegação que utiliza o campo magnético da Terra para determinar a direção do norte magnético do planeta (Figura d).
Há várias formas de se orientar com e sem bússolas. Eis algumas:
A)- GPS: Sistema que utiliza uma triangulação de satélites para determinar seu ponto em qqer lugar da superfície do planeta. O sistema é bem eficiente, mas não funciona bem sob densa cobertura vegetal.
B)- Orientação com Bússolas e Mapas: A orientação através de cartas geográficas, interpretando as informações contidas lá, é algo que requer muito estudo e treinamento prévio, dada complexidade dos aspectos envolvidos em tal atividade. (Gravuras de dificuldades para ler um mapa)
C)- Sem Bússolas ou Mapas: (Desenho com estaca e sombra no chão)
E fiquem ligados para mais dicas de navegação no próximo episódio de Survival Minutes.